| Retíficas/Como Escolher | 
           
           
             | 
           
           
            Considerações 
              gerais para o uso correto das RETÍFICAS ADRI 
               
             | 
           
          
           
             
                
                   
                    | A - | 
                    As RETÍFICAS 
                      ADRI são fornecidas pela fábrica prontas para retificação 
                      externa, com o rebolo reto já montado, balanceado e diamantado. 
                      O Motor é normalmente ligado para trabalhar em 220V - 60Hz | 
                   
                   
                    | B - | 
                      A escolha 
                        do tipo de abrasivo, granulação, dureza, estrutura e liga 
                        do rebolo, em função do material a ser retificado, deverá 
                        ser feita seguindo orientação dos fornecedores de rebolos. 
                        Os rebolos que acompanham as Retíficas Adri tem as seguintes 
                        características: 
                        TIPO DE ABRASIVO = ÓXIDO DE ALUMÍNIO BRANCO 
                        GRANULAÇÃO = MÉDIA (60-46) 
                        DUREZA = MÉDIA -MOLE (K-J) 
                        ESTRUTURA = DENSA (6) 
                        LIGA = VITRIFICADA  | 
                   
                   
                    | C - | 
                    Para se conseguir 
                      de um rebolo um bom rendimento, é necessário que a sua velocidade 
                      de corte (velocidade tangencial ou periférica) esteja entre 
                      25 a 35 m/seg, pelo menos para rebolos com tipo de liga 
                      vitrificada. Na impossibilidade de se conseguir a velocidade 
                      de corte acima indicada, como nos casos de retificação de 
                      furos de pequeno diâmetro, é necessário reduzir o avanço 
                      dos rebolos. A idéia de que o aumento de rotação dos rebolos 
                      melhore o acabamento das superficies retificadas é equivocada. 
                      As RPM dos mandris devem ser calculadas de maneira a manter 
                      a velocidade periférica dos rebolos na faixa de 25-35 m/seg., 
                      e isto se consegue com diferentes combinações de polias 
                      (Ver tabelas de "Normas de Trabalho para Retificação Externa 
                      e Interna"). | 
                   
                   
                    | D - | 
                    LUBRIFICAÇÃO DOS MANDRIS: 
                        Graxa ISOFLEX LDS SPEZIAL A, da Kluber Lubrication 
                      ou similar. 
                        Normalmente não há necessidade de lubrificar 
                      os mandris, porque a graxa é permanente. 
                        Se por qualquer razão for necessária uma nova 
                      lubrificação, sugerimos entrar em contato com a nossa assistência 
                      técnica, asstec@adriatica.com.br 
                      Quando isso não for possível, recomendamos o maior cuidado 
                      na desmontagem e montagem sucessiva das várias peças dos 
                      mandris, lembrando que o excesso de graxa é contraproducente 
                      e provoca aquecimento. | 
                   
                
               
              
  | 
           
           
             | 
           
           
            | Como escolher 
              sua RETÍFICA DE SUPORTE ADRI  | 
           
           
             | 
           
           
            | Basicamente a escolha 
              é feita levando em consideração 2 pontos: | 
           
           
            | 1 - | 
             o tipo de serviço a ser 
              feito. | 
           
           
            | 2 - | 
             o tamanho do torno. | 
           
           
             | 
           
           
            | 1 - O Tipo de Serviço a Ser Feito | 
           
           
             | 
           
           
            |     Ferramentaria - normalmente 
                requer uma retífica versátil para atender todo o tipo de 
                   serviço de retificação externa e interna. 
                   Um alto grau de precisão é normalmente exigido. 
                   Retífica indicada: ADRI-RAE 0,75. 
                  Produção em série - requer 
                uma retífica de potência adequada que dá garantia de 
                   trabalho contínuo. De maneira geral escolhe-se 
                a RETÍFICA ADRI de maior potência, 
                   de acordo com o tamanho do torno. 
                  Retificação externa - 
                utiliza-se a maior RETÍFICA ADRI que couber no torno, isto 
                   significa maior potência e maior rebolo, resultando 
                em serviços mais rápidos e melhor 
                   acabamento. 
                  Retificação interna - 
                de maneira geral o diâmetro do rebolo interno deve ser aproximadamente 
                75% do diâmetro do furo a ser retificado. Utiliza-se a maior RETÍFICA 
                ADRI que é compatível com o robolo escolhido, levando-se 
                em conta as rotações do mandril.
  | 
           
           
             | 
           
           
            | 2- O Tamanho do 
              Torno | 
           
           
             | 
           
           
              Retificações são executadas 
              com o centro do mandril, e portanto do rebolo, perfeita- 
                 mente alinhado com o centro da peça a ser retificada. 
                A altura "h" deve ser, então, igual ou maior a distância 
              "F". 
                A tabela prática a seguir 
              ajudará a escolher corretamente a sua RETÍFICA DE 
                 SUPORTE ADRI. 
                A altura "h" é considerado 
              do centro da placa até a superfície do assento do Espera.  
              
  | 
           
           
             
                
                   
                      
                    
                      
                        
                          |        (clique na imagem p/ ampliar) | 
                         
                        | 
                     
                        
                           
                            |   "h"  | 
                              F  | 
                              Modelo  | 
                           
                           
                            |   > 
                                15 até 25  | 
                              15  | 
                              RAS 
                                0,25  | 
                           
                           
                            |   de 
                                23 a 30  | 
                              23  | 
                              RAS 
                                0,50  | 
                           
                           
                            |   de 
                                28 a 35  | 
                              28,5  | 
                              RAS 
                                1,0  | 
                           
                           
                            |   >35   | 
                              35 
                                | 
                              RAS 
                                1,5 e 2,0   | 
                           
                        
                        | 
                   
                
                | 
           
           
              A RETÍFICA ADRI-RAE 
              0,75 servirá a maioria dos tornos para todo o tipo de serviço, pois 
              é fabricada com um suporte de mandril com altura regulável. | 
           
           
             | 
           
           
            | Normas indicadas 
              para se conseguir uma correta Retificação Externa | 
           
           
             | 
           
           
            | 1 - | 
            Segurar bem a retífica 
              ao torno, após ter conseguido situar o centro do rebolo na mesma 
              altura do centro da peça a ser retificada. | 
           
           
            | 2 - | 
            Manter a correia bem 
              esticada. | 
           
           
            | 3 - | 
            Controlar o perfeito 
              paralelismo entre o mandril e o eixo longitudinal do torno. | 
           
           
            | 4 - | 
            Ligar a máquina e 
              iniciar a operação de retificação, diamantando o rebolo quando for 
              necessário. | 
           
           
            | 5 - | 
            Substituir a polia 
              do mandril por outra menor, quando o diâmetro do rebolo reto for 
              reduzido a 3/4 do seu valor original. | 
           
           
            | 6 - | 
            Quando o diâmetro 
              do rebolo reto chegar a 1/2 do seu valor original, é necessário 
              substituir o rebolo por outro com o diâmetro original, voltando 
              a usar no mandril a polia anterior. | 
           
           
            | 7 - | 
              Neste momento, 
                antes de voltar a retificar, é necessário proceder ao balanceamento 
                estatico do novo rebolo reto, agindo da seguinte forma: 
                A - Tirar o conjunto Rebolo Reto (RR) - Porta Rebolo Externo (PRE) 
                do Mandril. 
                B - Introduzir o Eixo Balanceador (EB) retificado, (não fornecido, opcional), no PRE. 
                C - Apoiar o conjunto assim formado no Balanceador Estatico ADRI 
                (não fornecido, opcional). 
                D - Deslocar os contra-pesos (CP), que se encontram na flange 
                do PRE, até o 
                     rebolo ficar parado em qualquer 
                posição. 
                E - Montar o conjunto RR-PRE no mandril, ligar a retífica e diamantar 
                o rebolo. 
                F - Repetir com o rebolo já diamantado, as operações A, B, C e 
                D. 
                G - Montar outra vez o conjunto RR-PRE e a proteção do rebolo,, 
                no mandril, 
                     continuando em seguida a operação 
            de retificação.  | 
           
           
            | 8 - | 
            Nas operações de retificação 
              externa nunca se deve trocar a polia do motor | 
           
           
            | 9 - | 
            Para fixar ou extrair 
              as polias e o PRE do mandril, devem ser usadas as 2 porcas fixadoras, 
              o extrator e as chaves de serviço, que acompanham a retífica. | 
           
           
                
            
              
                
                  |            (clique na imagem p/ ampliar) | 
                 
                | 
           
        
        |